Essa carta, escrita por volta do ano 63-64 dC, é destinada aos fiéis judeus dispersos e aos estrangeiros convertidos dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia e que estavam sofrendo forte perseguição. Ele se refere que eles estavam sendo “por um pouco contristados por várias provaçoes, para que, aprovada vossa fé, redunde em louvor.” …

Pedro, em sua natureza, foi um homem impetuoso, impulsivo, com iniciativa, mas por vezes, vacilante. Mas ele, como todos os outros, menos Judas, foi transformado pelo Mestre. Homem simples, rude, pescador, pobre, tornou-se um dos grandes entre os primeiros cristãos. [notification type=”alert-info” close=”false” ]Informações Gerais[/notification] Duração: 36:50 min PARTICIPANTES Dalmo Arantes e Paulo Reina e …

A oração é essencialmente relacionamento com DEUS. Toda criatura, mesmo os seres criados que nunca caíram, necessitam desse relacionamento. Adão e Eva, ainda nos tempos em que não havia pecado, todas as tardes tinham um encontro com o Criador. Imagine-se que momentos emocionantes e proveitosos deveriam ser aqueles. Aprendiam, trocavam ideias, se alegravam, planejavam, cantavam, …

DEUS Pai e DEUS Filho: a Bíblia apresenta farta informação sobre Suas divindades. Porém, quanto ao ESPÍRITO SANTO, essas informações são bem escassas. Temos, no entanto, bastante informação sobre o que Ele faz, que são atividades geralmente impossíveis de serem feitas por algum ser que não seja divino, atividades tais como: recriar em nós o …

Nas Escrituras, o Espírito Santo não recebe o mesmo destaque dedicado ao Pai e ao Filho. No entanto, a Bíblia nos diz que Ele esteve presente em momentos importantes ao longo da história sagrada. No princípio, na criação deste mundo, Ele atuou, porém, mais em segundo plano. Ele também atuou na inspiração dos profetas de …

Conforme o texto de 2 Timóteo 3:16, 17, a Bíblia descreve a si mesma como “inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. A Bíblia cumpre esse …

O princípio da dificuldade de entender a DEUS vem da diferença do que nós somos e do que Ele é. Somos semelhantes a DEUS, isto é verdade, Ele mesmo o disse. Mas também somos finitos e Ele é infinito, outra verdade. Isso quer dizer que jamais seremos capazes de entender a DEUS em Sua inteireza. …

Não importando as diferenças que pudessem haver, os personagens do livro de Jó tinham uma coisa em comum: cada um tinha muito a dizer sobre Deus, ou pelo menos sobre sua compreensão de Deus. E, como vimos, podemos concordar com muitas coisas que eles disseram. Afinal, quem iria rebater um argumento como este: “Pergunte, porém, …

O escritor argelino Albert Camus lutou com a questão do sofrimento humano. Em seu livro The plague [“A peste”], ele utiliza uma peste como metáfora para os males que provocam dor e sofrimento à humanidade. Camus descreve uma cena na qual um garotinho, afligido pela pestilência, tem uma morte terrível. Posteriormente, um padre que havia …

O problema do sofrimento humano certamente continua a assombrar a humanidade. Vemos pessoas “boas” sofrerem imensas tragédias, enquanto os maus ficam impunes nesta vida. Há alguns anos foi lançado um livro cujo título é Why do bad things happen to good people? [Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?]. Ao longo dos milênios, essa …